Dicas de como confiar em uma loja virtual

Sabemos que apesar da facilidade para se comprar pela internet, ainda há muitas pessoas que se sentem inseguras de realizar suas compras por haver muitos sites duvidosos no mercado. Por isso fizemos uma seleção de ações que trarão mais segurança para sua compra de acordo com o guia de comércio eletrônico do PROCON.

Primeiramente, para a sua segurança:

- É de extrema importância que se tenha instalado um antivírus para impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados, e os mantenha sempre atualizados.

- Muito cuidado ao utilizar computadores compartilhados, se possível, evite realizar transações on-line em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.

- Troque periodicamente a sua senha do Internet banking e de sites de comércio eletrônico, e evite senhas que já são utilizadas em outros sites, bem como datas de aniversário, número de telefone, palavras conhecidas e sequências numéricas.

O que você deve saber sobre a loja na qual está comprando?

- Procure sites de sua confiança ou que tenham opção de pagamento através do PagSeguro ou PayPal, pois eles medeiam o pagamento, e apenas realizam a entrega do dinheiro ao vendedor após o produto ser entregue ao comprador. Dessa forma, as chances de ser lesado são minimizadas, já que você pode cancelar a compra a qualquer momento.

- Antes de digitar dados bancários ou números de documentos, certifique-se que há a imagem de um cadeado do navegador exibido na barra de status do programa, pois este símbolo indica que todas as informações fornecidas são criptografadas, ou seja, serão armazenadas de um modo que ninguém vai poder utilizá-las.

- No site Reclame Aqui você pode saber um pouco mais sobre informações de possíveis problemas da loja com seus clientes, esta é uma das maiores páginas voltadas para que os usuários deixem suas opiniões sobre determinada empresa e quais problemas tiveram, nela é possível verificar se a loja demonstrou interesse em resolver o problema do cliente e se há muitas reclamações a seu respeito.

- Verifique se há informações disponíveis de fácil acesso sobre a empresa como CNPJ (documento obrigatório para operar legalmente e poder emitir nota fiscal), com este número de documento é possível procurar mais dados no Serasa para verificar a existência de algum problema ou pendência jurídica.

- É importante conferir se há telefone de contato, email, chat ou algum meio de se comunicar rapidamente com a empresa caso haja algum imprevisto posterior a compra, e até mesmo para caso precise efetuar troca ou devolução do pedido. Consulta em redes sociais também podem ajudar a obter mais informações a respeito da loja.

Esperamos que vocês tenham aproveitado as dicas e que agora possam fazer compras com mais segurança e tranquilidade.

Na página de Dúvidas Frequentes da Giftlândia você encontrará na 4ª questão as descrições do porquê pode confiar em nosso site para realizar suas compras.

Deixe seu comentário abaixo!

Sem comentários ainda;

Deixe uma resposta