Beisebol americano: 167 anos de história

Junho é um mês especial para o beisebol americano. Neste mês o esporte completa 167 anos de sua primeira partida oficial nos Estados Unidos, realizada em 19 de junho de 1846, em Hoboken, Nova Jersey. O esporte chegou ao país em 1839, mas as regras foram feitas apenas em 1845, pelo norte-americano Alexander Cartwright.

O beisebol é muito popular nos Estados Unidos, possuindo milhões de adeptos. Crianças e adultos praticam o esporte, inclusive em clubes e escolas. Na Ásia e em Cuba este jogo também é muito popular. No Brasil é pouco praticado e conhecido da população, entretanto é muito praticado pela comunidade nipo-brasileira residente no país.

Explicação básica sobre seu funcionamento:

Consiste em duas equipes de 9 integrantes onde ganhará a equipe que  marcar o maior número de pontos. O campo de jogo tem um formato de ¼ de um círculo com um quadrado inserido.

A dinâmica do jogo consiste em um lançador que arremessa a bola (três chances) para o rebatedor. Atrás do rebatedor fica o apanhador (da mesma equipe do lançador). O rebatedor deve acertar a bola, lançando-a para o mais distante possível e depois deve correr passando por todas as bases ao chão. Os interceptadores do time adversário devem pegar a bola e jogá-la na direção das bases para os jogadores de sua equipe, evitando assim o progresso do batedor. Caso o batedor consiga percorrer todas as bases, o ponto é computado para sua equipe.

O esporte é disputado nas Olimpíadas desde 1904, quando os jogos foram disputados em Saint Louis, nos Estados Unidos. Até 1992, no entanto, o torneio contava apenas com equipes norte-americanas.

Em 2008, na disputa de Pequim, na China o beisebol se despediu da competição, pois o comitê Olímpico Internacional resolveu tira-lo do programa das Olimpíadas.

Gostou do esporte? Vale a pena saber um pouco mais sobre as regras e organizar uma partidinha de rua com os amigos…

E para os admiradores do esporte, confira nossa Luva deivertida para cozinha em formato de luva de beisebol: http://www.giftlandia.com.br/produto/presentes-amigo-amiga-divertidos-criativo-diferente/luva-de-cozinha-beisebol/

 

Até a próxima!! ;D

Fontes de Pesquisa:

http://www.blogdobeisebol.com/guia-do-iniciante-regras-do-baseball/

http://esporte.hsw.uol.com.br/beisebol1.htm

http://www.travinha.com.br/esportes-coletivos/56-beisebol/214-beisebol-a-historia

2 Respostas para “Beisebol americano: 167 anos de história”

  1. Jaime Garcia Dias 11 de agosto de 2013 em 15:32 #

    Estava realmente a espera de encontrar informação como esta. Seu modo de redigir me faz querer conhecer mais sobre o tema. Muito informativo e explicado, meus parabéns!

    • Vendedor 13 de agosto de 2013 em 12:30 #

      Obrigado!!! Ficamos felizes que tenha gostado… ;)

      Equipe Giftlândia

Deixe uma resposta